segunda-feira, 25 de junho de 2012

Vainqueur - Elevations (1997)



























Não há como falar em dub techno sem mencionar o selo Basic Channel e seus muitos sucessores, encabeçados por Moritz von Oswald e Mark Ernestus, em Berlim. Comentar a importância dessas gravadoras exigiria uma postagem à parte, uma vez que a própria história delas se confunde com o surgimento e a consolidação do "gênero" dub techno. Além disso, Basic Channel designa não apenas a gravadora, mas também um dentre os muitos projetos da dupla alemã.

Por ora, contentemo-nos com a simples, porém quase inquestionável, constatação de que essas gravadoras apresentam um catálogo visceral, de qualidade ímpar, e que, a despeito disso, não é muito vasto. Basta considerarmos que ao selo Basic Channel, que operou entre 1993 e 1995, sucedeu-se uma série de filiais que, desde então, atuam num ritmo que tem muito a ver com a levada "morosa" do dub techno. Contido, discreto, esporádico. Não lançam nada desde 2008. 

No entanto, é notável que não sejam poucos os selos fundados pela dupla. Quais sejam: Basic Channel, Basic ReplayBurial MixChain ReactionFalse TunedImbalance RecordingsMain Street RecordsMaurizioRhythm & Sound. O mais prolífico, Chain Reaction, tem um rol de apenas 46 releases. 35 deles em vinil, o resto em CD.

Aqui vai um deles. A coletânea "Elevations", de 1997, do berlinense René Löwe, aqui sob o codinome Vainqueur. O CD reúne EPs lançados em vinil ("Solanus", "Reduce", "Elevation" e "Elevation II"), acrescendo-lhes uma bela faixa de abertura, que emoldura magistralmente o conjunto. 

Ouvir o disco de uma só sentada será desafiador para ouvidos impacientes, não habituados a viagens longas e verticais. Nove faixas extensas e repetitivas que, frequentemente beirando a exaustão, transitam obsessivamente em torno de algum ponto jamais longínquo. Mais que mero esforço minimalista, aqui temos uma abordagem radical, em composições de nudez e crueza desconcertantes. Com sua continência e pertinácia, René Löwe nos propõe um exercício de ascese, em que o despojamento de elementos e recursos (no ato da criação) e de preconceitos e resistências (no ato da escuta) são premissas necessárias no processo de elevação ("elevation") a que eles nos convida. Vai encarar?


Nenhum comentário:

Postar um comentário